Manutenção de balanças

Manutenção de balanças
Consertamos balanças eletrônicas

Seja bem vindo!

Profissional, clientes e amigos montamos esse blog, para compartilhamos informações e divulgar o nosso trabalho . Seja bem vindo !

Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de junho de 2010

HISTÓRIA DE IBITINGA

Foi no final deste ano que as famílias mineiras, Landim e de Pedro Alves de Oliveira (Velho Amaro), chegaram à região de “Campos de Araraquara”, de onde “os Amaro” partiram para o norte e fundaram a cidade de Boa Vista das Pedras, mais tarde conhecida como Itápolis.
“Os Landim” rumaram para o sul e se estabeleceram na cachoeira de Wamicanga, povoado que foi quase dizimado pela febre palustre e por ataques indígenas.Partiram então, em direção ao nordeste até chegarem na confluência dos córregos Saltinho e São Joaquim, terra que foi dividida entre o clã, para que fosse mais bem cultivada.
A Miguel Landim coube a região entre o Córrego São Joaquim e o Córrego Água Quente, onde foi formado o povoado da "Capela da Água Quente", sendo que, o ano provável da fundação é 1860.
No dia 03 de outubro de 1870, Miguel Landim e sua esposa Ana Custódio de Jesus, doaram à Mitra Diocesana o patrimônio onde se formou a Vila de Ibitinga.
Em 1885, por Lei provincial de número 105, Ibitinga foi elevada à categoria de “Distrito de Paz” e em 04 de julho de 1890, por força da Lei de número 66, assinada pelo então governador, Prudente de Moraes Barros, teve a sua emancipação político-administrativa.
Em 1987, o município tornou-se Área de Proteção Ambiental.
Em 1992, de acordo com a Lei nº 8.199, o município foi elevado a “Estância Turística”.

Significado do Nome


A origem do nome Ibitinga é tupi-guarani:
• ibi = terra
• tinga=branca

Aniversário da Cidade:

04 de Julho

Gentílico:

ibitinguense

População:

83.166 habitantes

CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Quente com inverno seco.

Temperatura Média:

Médias: Máxima 32º C

Mínima 0,5º C

COMO CHEGAR:


Localização:



Região de Araraquara, no Estado de São Paulo.


Limites:


Norte: Itápolis;
Leste: Tabatinga e Nova Europa;
Sudeste: Boa Esperança do Sul;
Sul: Itaju;
Sudoeste: Iacanga;
Noroeste: Borborema

Acesso Rodoviário:


SP-331 (Rodovia Deputado Victor Maida) / SP-310 (Rodovia Washington Luiz) / SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes)


Distâncias:

Da Capital:


360 km


Outras:


Araraquara - 77 km

Bauru - 85 km


TURISMO:

Resumo:




Principais Pontos Turísticos:

Bordados

A indústria e o comércio de bordados são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico de Ibitinga nos últimos anos.

Nos anos 30, o bordado se propagou através das mãos mágicas de mulheres como dona Dioguina Martins Sampaio Pires, dona Maria Gonçalves Amorim Grilo, dona Marieta Macari Pires e dona Maria Braga.

Elas ensinavam a arte do bordado em máquinas de costurar, conhecida como “maquininha”, para as moças e jovens senhoras ibitinguenses. O bordado era o complemento da renda familiar.

A evolução na forma de produção e nas matérias-primas utilizadas foi rápida e as máquinas elétricas chegaram através da “Escola de Bordados Singer”, que foi montada por Gottardo Juliani, revendedor da marca, que projetou a máquina elétrica especialmente para atender o mercado de Ibitinga.

Neste momento, o bordado passava a se tornar fonte principal de renda.
Hoje, a tecnologia aprimorou as máquinas e os produtos utilizados na fabricação das confecções bordadas, mas o grande ”segredo do sucesso” é a mão-de-obra, com acabamentos e processos artesanais, que se especializa a cada dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo!